para todas as línguas

Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Cultura em peso! 20 anos de "Roots"



Aliando o peso do metal com a singularidade da cultura brasileira, a banda Sepultura marcou a história do rock nacional e mundial com o lançamento de "Roots", que completa 20 anos neste sábado (20).
Sociedade indígena, herança africana, escravidão, Chico Mendes, o cineasta Zé do Caixão são apenas alguns dos elementos das 16 faixas que compõem o trabalho, que se tornou um clássico no estilo musical.

Duas décadas após o lançamento, em 20 de fevereiro de 1996, "Roots" foi aprovado no teste do tempo. Ainda é um dos álbuns mais influentes e considerado importante para o heavy metal em todo o mundo, com mais de 2 milhões de cópias vendidas.


Mas o flerte do Sepultura com a música tradicional brasileira iniciou bem antes, com o antecessor "Chaos AD" (1993) na música "Kaiowas", uma composição acústica e focada no violão e percussão, sendo um dos destaques do álbum.

Em "Roots", o direcionamento alternativo aparece em canções como "Lookaway", que tem a participação de Mike Patton (Faith No More), Jonathan Davis (Korn) e DJ Lethal, em "Roots Blody Roots" e na clássica "Atitude".

As influências brasileiras marcam a presença na diferente "Ratamahata", com Carlinhos Brow, dividindo os microfones com Max, "Itsári" e em "Ambush", onde a mistura e o peso e as novas influências se mostra na medida.



Ou seja, "Roots" é um verdadeiro atestado da tamanha criatividade de uma das maiores bandas do Brasil e do mundo. Apesar de não ter agradado a gregos e troianos, é um grande exemplo de como se reinventar sem deixar as raízes.

Pena que a banda se desfez logo depois, com a saída de Max Cavalera para fundar o Soulfly (tão alternativo quanto o seu último trabalho com o Sepultura". Mas podemos dizer que foi uma saída em grande estilo \,,/

Roots

Max Cavalera - vocal, guitarra, berimbau
Andreas Kisser - guitarra, violões, backing vocals
Paulo JR. - baixo
Igor Cavalera - bateria

01. Roots Bloody Roots
02. Attitude
03. Cut-Throat
04. Ratamahatta
05. Breed Apart
06. Straighthate
07. Spit
08. Lookaway
09. Dusted
10. Born Stubborn
11. Jasco
12. Itsári
13. Ambush
14. Endangered Species
15. Dictatorshit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails