para todas as línguas

Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2015

Histórias do Amapá serão contadas em espetáculo no Teatro das Bacabeiras




Nesta terça-feira (28) o contador de histórias Joca Monteiro vai reunir três contos amapaenses em um espetáculo que será realizado no Teatro das Bacabeiras, no Centro de Macapá. As narrativas vão abordar “causos”, lendas e memórias das comunidades tradicionais do interior do estado. A ação faz parte de um projeto do Grupo Eureca, que pretende alcançar os 16 municípios para a coleta de histórias peculiares. 
 
Com artes cênicas, sonoplastia, adereços e figurinos, Joca subirá ao palco para compartilhar com o público as três primeiras histórias resultantes das viagens ao interior. A primeira é “As Filhas da Matinta”, que surgiu no município de Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá e conta as aventuras da índia Matiá, que possui super-poderes e tem como protagonista a Matinta Pereira, personagem tradicional do folclore amazônico. 
 

 “A história surgiu a partir de narrativas durante o período de guerras entre as tribos Galibis-Marworno e Palikur, que narram em sua versão a história da Matinta Pereira, personagem fictício tão conhecido em nossa região”, explica Joca. 
 
A segunda história, “O pretinho da beira do rio” foi coletada em Tartarugalzinho, a 203 quilômetros da capital, por meio de um dos moradores mais antigos do município, conhecido como Senhor Dionísio. O “Pretinho” é o guardião de todo o tesouro escondido às margens do Rio. Das profundezas das águas o lendário personagem pode surgir a qualquer momento tanto para castigar os gananciosos, quanto para premiar os bem feitores.

 
E a terceira história, “Barão, Barão do Dobrão de Ouro” foi traçada a partir de memórias da família de Joca Monteiro. Segundo ele, o Barão é um fantasma que aparece a cada nova geração trazendo consigo um baú repleto de dobrões de ouro e uma maldição aos gananciosos de plantão.
 
Após a apresentação do espetáculo, ocorrerá um bate papo com o artista e estudantes, professores e o público, para socializar a pesquisa de campo que compõe o projeto de Joca. 

 
Projeto
Joca explica que o espetáculo é um resumo da primeira etapa do projeto “Contando e coletando histórias pelo interior do Amapá”, do Grupo Eureca, que até o final do ano pretende coletar histórias em todos os municípios do Estado. Ele completa que o projeto já visitou oito cidades. 

 
“O objetivo do projeto é valorizar a memória, por meio do resgate das antigas histórias que resistem nos relatos dos anciãos e que na sua visão, necessitam ser difundidas para garantir a sua continuidade nas próximas gerações”, ressalta.
 
Na quarta-feira (29), o projeto será retomado para o interior, com viagens ao distrito de Bailique, Ferreira Gomes, Amapá, Pedra Branca do Amapari e Tartarugalzinho.  Segundo Joca, o material será reunido em um livro, com o conteúdo das histórias e oficinas. O Grupo vai definir a data de lançamento da publicação. 
 
Serviço
Espetáculo Joca Monteiro – o contador de histórias
Local: Teatro das Bacabeiras
Data: 28/04/2015
Horário: 20h
Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Obs.: Estudantes, melhor idade, professores e crianças pagam meia entrada.
Os ingressos poderão ser comprados antecipadamente na Livraria Didática (Avenida Presidente Vargas, 772 – Centro) ou na hora na bilheteria do Teatro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails