para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Grupo Eureca promove Dia das Crianças na comunidade da Baixada Pará


Fotos: Andrea Maciel

Com o objetivo de celebrar o Dia das Crianças, o Grupo Artístico Eureca realizou na manhã de sexta-feira (24) uma ação social que beneficiou 74 crianças moradoras da comunidade Baixada Pará, localizada no bairro Pacoval. Elas pediram os brinquedos através de cartinhas enviadas ao Projeto Parazinho, realizado pelo grupo.

 Essa foi uma iniciativa encontrada pelo grupo para presentear e homenagear os pequenos moradores da área de periferia da capital é uma das várias iniciativas realizadas na comunidade pelo Eureca, desde 2005. Além da entrega de brinquedos, as crianças também participaram de atividades lúdicas de leituras e brincadeiras, como o "jogo do churrasquinho", como a comunidade apelidou o futebol jogado na rua.

Coordenador do projeto, o artista Joca Monteiro, que também atua como o palhaço Joca Boboca afirma que o evento é uma iniciativa da comunidade para formação e valorização da educação e cultura entre as crianças e jovens moradores da Baixada Pará. “Hoje é o dia das crianças na Baixada Pará, porque todo dia é dia de ter esperanças, e este é o projeto Parazinho, uma iniciativa do grupo Eureca que desenvolve atividades dentro da comunidade da baixada Pará. O Projeto é ligado ao movimento "SOS Baixada Pará" que oferece ações para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Avenida Pará”, afirma.

A nova sede está localizada na própria comunidade, que segundo Joca, é uma forma de ficar mais próximo da população beneficiada com as atividades educacionais e artísticas do projeto, onde funciona uma biblioteca, com acervo com mais de dois mil livros e uma brinquedoteca, com espaço para o lazer das crianças. As ações do grupo são realizadas em parceria com o Coletivo de Artistas Produtores Técnicos de Teatro do Estado do Amapá (CAPTTA). 


“Essa é a terceira sede que já tivemos e agora estamos dentro das palafitas, da ara de ressaca, assumindo essa identidade que sempre tivemos que trabalhar com o social. Contamos com a ajuda de moradores da própria comunidade. A comunidade assume esse papel, meu papel do coordenador e artista é fazer com que as pessoas percebam se encontre e assumam esse espaço, nosso grupo entrega esse material, pois entendemos que não é nosso, e sim da comunidade”, afirma.

O jovem decidiu fazer algo na comunidade em que cresceu e mora até hoje. “Nossas crianças que foram abandonadas ontem, hoje- sem alternativas- ingressam cada vez mais cedo no mundo da violência. Aqui moram inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade em um aglomerado de casas muitas vezes apertadas em um única cômodo, onde quem mais sofre com o desconforto são as crianças”, desabafou.

Monteiro enumera, ainda, vários problemas sociais e propostas que podem melhorar a vida da comunidade. Uma das alternativas é a execução de um programa de geração de emprego e renda para os jovens moradores da baixada, integrantes dos grupos organizados, além de atender as crianças com espaço de leitura e lazer.

Projetos


Joca complementa que diversos novos projetos estão sendo implementados na comunidade, para benefício dos jovens moradores. As ações são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Nosso projeto atendera os jovens, que farão o monitoramento dessas crianças. Conseguimos fechar uma parceria coma Semed, com a bolsa Jovem Contador de Historias, que vai beneficiar 15 jovens que farão um treinamento, com oficina que eu ministro receberão as crianças para a arte de contação de histórias. Os jovens selecionados são moradores em situação de risco, que precisam de uma atividade produtiva e que desenvolve a criatividade deles”, explica Joca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails