para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Há 20 anos, Cavaleiros do Zodíaco estreava no Brasil



Começo esse texto com uma frase bem clichê, mas parece que foi ontem que acompanhava diariamente na TV Manchete o anime que virou febre em todo o Brasil na década de 90: Cavaleiros do Zodíaco, que indiscutivelmente marcou história na televisão brasileira, abrindo muitas portas para a exibição de produções de animação japonesa, até então, mais desconhecidas pelos telespectadores mirins no país.



Em 1º de setembro de 1994, tinha apenas 4 anos de idade, estudava no pré-escolar e mesmo assim, apesar de lembrar bem pouco do dia de estreia, fui contagiada pela mania que meus irmãos implantaram em casa de assistir ao anime. Como já vi em posts no Facebook, sou da época em que seis da tarde era a hora mais sagrada do mundo :P



“A batalha do Santuário começou. Depressa, cavaleiros! Percorram as 12 casas, onde estão os cavaleiros de ouro, e salvem Atena, que foi atingida por uma flecha do mal.” Quem tem entre 25 e 30 anos com certeza se lembra de ouvir essa frase diariamente na infância, em frente à televisão, quando Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki defendiam Saori Kido, a reencarnação da deusa da sabedoria, de diversas ameaças que visavam conquistar a Terra.


O sucesso foi tremendo e a audiência neste horário batia até a popular Rede Globo. Baseada nos quadrinhos de Masami Kurumada, a série Saint Seiya imagina como seria o mundo caso as divindades gregas existissem nos dias de hoje. Atena, que cuida da humanidade, é protegida por seus fiéis cavaleiros, que utilizam armaduras inspiradas nas constelações do zodíaco.Exibida no Japão na década de 1980, a série teve sua produção interrompida porque o desenho havia alcançado a HQ, que ainda era publicada.


  A adaptação da última saga, a de Hades, só foi concluída na década de 2000. O sucesso dos cavaleiros no Japão e em outros países — além dos brasileiros, italianos e franceses também são ávidos fãs de Seiya e seus amigos —, deu fôlego para dois spin-offs animados: Os cavaleiros do zodíaco: the lost canvas, lançado em DVD no país, e Os cavaleiros do zodíaco: Ômega.

 
Dublagem
Entre os muitos feitos de Cavaleiros do zodíaco no Brasil, um deles está na valorização do trabalho de atores especializados na dublagem de séries e filmes. No making of dos DVDs lançados no país, Élcio Sodré (Shiryu de Dragão), resume: “O dublador é um profissional que, antes de Cavaleiros, ninguém sabia quem era”. Não à toa, ele e outras vozes marcantes do desenho, como Gilberto Barolli e Francisco Bretas, são figuras carimbadas em eventos de animação japonesa país afora.

O anime conseguiu dois feitos raros no país: ele foi dublado duas vezes (a primeira, em 1994, pela Gota Mágica, e a segunda, em 2003, pela Álamo) e também foi um dos poucos a unir estúdios de São Paulo e do Rio de Janeiro — nos DVDs da fase Santuário da Saga de Hades, dubladores cariocas famosos como Guilherme Briggs e Miriam Ficher se unem ao elenco.


 Outro presente durante os anos 2000, com a redublagem foi a gravação da versão em português da canção tema do anime "Pegasus Fantasy", na voz de Edu Falaschi, então vocalista do Angra, finalmente deixando para trás a antiga abertura da TV Manchete, que apesar de ter marcado época, não sinto saudades das vozes entoando "Tem sempre alguém no cosmo ajudando os Cavaleiros a venceeeer" rsrsrs.

A Lenda do Santuário


  Os Cavaleiros do Zodíaco (vulgo “CdZ” ou Saint Seiya) ganhará um novo filme! A sua data de estreia ficou para o dia 11 de setembro no Brasil; muito embora ele já esteja passando na Terra do Sol Nascente desde o dia 21 de junho deste ano.Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário (Saint Seiya: Legend of Sanctuary), longa animado em computação gráfica de Os Cavaleiros do Zodíaco - que antes circulava com o nome de Saint Seiya - Knights of the Zodiac, chegará ao Brasil no segundo semestre de 2014. A Diamond Films Brasil confirmou a estreia do filme para 11 de setembro.


O filme, que readaptará o famoso arco do Santuário e tem. Satoshi Suzuki roteiriza e Keiichi Sato dirige Saint Seiya: Legend of Sanctuary. Masami Kurumada, criador da série, é o supervisor criativo da produção.
Embora a história do filme seja referente à Saga da 12 Casas, o autor de Cavaleiros do Zodíaco não o fez com a intenção de ser “fiel” ao mangá, nem ao desenho. Nele, como você verá nos trailers, há elementos muito diferentes, realmente atualizando e reescrevendo a série. Uma boa chance para a nova geração conhecer melhor o anime que marcou a infância de tantos jovens adultos e que ainda atravessa novos tempos. O anime que marcou a vida de milhões de crianças e jovens brasileiros em setembro de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails