para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Conspiração Literária - Inferno (resenha)


Olá caros leitores do blog Olhar Alternativo, hoje vamos realizar uma estreia bem legal por aqui. Nossa nova colaboradora Núbia Paes irá apresentar o maravilhoso universo da literatura na coluna "Conspiração Literária" e por aqui irá resenhar e indicar obras maravilhosas. Está imperdível. Hoje ela começa com um livro massa do Dan Brown, "Inferno". Vamos à resenha o/

Por Núbia Paes



Inferno é o Sexto livro de ficção do escritor norte americano Dan Brown e para a maior alegria dos fãs, marca o retorno do protagonista Robert Langdon sempre mergulhado em seu mundo de símbolos e mistérios a desvendar.  Lançado em 14 de maio de 2013 nos Estados Unidos pela editora Doubleday, e no Brasil no dia 20 de maio pela editora Arqueiro, Inferno com a sua narrativa envolvente é o que se pode chamar de verdadeiro estouro de vendas no ramo dos livros.

O professor Robert Langdon desperta em uma cama de hospital com um ferimento na cabeça e sem recordar como foi parar lá, só se dá conta do lugar onde está quando olha pela janela e percebe que está em Florença, na Itália. Logo em seguida os médicos Sienna Brooks e Marconi, que tomam conta dele, entram no quarto e explicam que ele levou um tiro de raspão e deu entrada no pronto-socorro. Porém, neste momento entra no quarto uma assassina profissional chamada Vayentha, que estava perseguindo Langdon horas antes, ela atira no médico e tenta alcançar Langdon, mas a médica Sienna Brooks consegue fugir com ele.

Mais tarde Robert descobre em seu paletó um artefato estranho e totalmente desconhecido para ele, um cilindro ósseo medieval que projeta um mapa do inferno de Sandro Botticelli levemente modificado. Neste momento ele sofre um atentado, homens desconhecidos invadem o prédio e por pouco o protagonista consegue fugir.  A partir de então se inicia pelas ruas de Florença uma busca por respostas enquanto um grupo de homens de preto o persegue. O cilindro que Langdon tem em mãos o leva a sua primeira pista, Robert vê nele o ponto de partida para desvendar uma pluralidade de códigos que conduz a uma trama envolvendo uma das maiores obras-primas de todos os tempos: “A Divina Comédia” de Dante Alighieri.


Do outro lado da história aparecem outros enredos, temos o capitão Mendacium, que navega pelas aguas da Italia em um iate blindado, sabe-se apenas que ele é conhecido como o diretor. Temos a Dra. Elizabeth Sinskey, diretora da OMS. E também Bertrand Zobrist, um bioquímico extremamente fanático por Dante e defensor da “redução do rebanho humano”. Na obra Inferno assim com nas outras obras de Dan Brown, nunca se pode afirmar quem é realmente o vilão, com o desenrolar da trama as personagem vão assumindo os seus lugares  e revelando suas verdadeiras intensões dentro das famosas 24 horas de Robert Langdon.

Lagdon faz uma minuciosa descrição dos lugares por onde passa: pontos turísticos, obras de arte, edificações, contextos históricos, tudo é aproveitado e não deixa o leitor passar em branco sem acrescentar algo a mais no seu conhecimento cultural. Há críticos que considerem a obra muito desnecessariamente detalhista, o livro Inferno causou um verdadeiro rebuliço e foi até mesmo vítima de chacota por críticos que o consideram um escritor apelativo, mas pelo jeito Dan Brown não está se importando muito com a opinião de ninguém, afinal de contas continua com seu trabalho e não parece querer mudar de ramo tão cedo.



Acesse o Blog Conspiração Literária em http://conspiracaoliteraria.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails