para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Novo Amapá: Espetáculo Teatral será apresentado nessa terça-feira


Foto: Divulgação/Facebook 

No dia 6 de janeiro, completam 33 anos de ocorrência do maior naufrágio da história fluvial amapaense, quando o barco ribeirinho Novo Amapá naufragou na foz do rio Cajari, próximo ao município de Monte Dourado (PA). trezentas pessoas que estavam na embarcação perderam a vida e dezenas passaram horas de pânico e desespero, imersas na água e na escuridão.

Para relembrar e homenagear as vítimas e familiares, o Grupo Eureca e a Cia Supernova de Teatro Experimental realizam nessa terça-feira (7) o espetáculo “Novo Amapá”, que será apresentado pelo terceiro ano consecutivo. A peça é um olhar artístico para a tragédia que abalou muitos amapaenses no ano de 1981. 

Foto: Divulgação/Facebook 

A montagem é baseada no texto “Triste Janeiro” do jovem ator e dramaturgo Joca Monteiro que através de poemas homenageia todos os envolvidos naquele acontecimento. Neste ano, Jones Barsou estreia como diretor de encenação inserindo musicalidade ao tema. Além da poesia, o trabalho tem influencias do teatro físico, conta ainda com inserção de vídeos e é construída por meio de diversos processos de experimentações artísticas coletivas.

“Na peça o público é conduzido a viajar nos sonhos e encantos da infância, onde o "puc puc puc" dos barquinhos dão ao homem o prazer da libertação e as águas tornam-se a porta para descobertas e anseios de "palmo a palmo" conquistar mundo. Na luta por este sonho, o homem se torna coisa, carga, engrenagem de um sistema mecânico que o explora de todas as formas e nos acontecimentos mais corriqueiros”, afirma o diretor de arte Paulo Rocha.

Foto: Divulgação/Facebook

O lirismo do texto é observado durante toda a peça e se destaca em dois momentos: ao abordar a morte, tem-se o foco narrativo vindo de uma criança; e como homenagem explícita a todos que de algum modo foram tocados por aquele sinistro, em um tom quase de epílogo, o eu lírico evoca diversos herois: em sua maioria anônimos que prestaram socorro às vitimas, mas que nunca foram reconhecidos por estes atos de humanidade.

Ficha Técnica
Texto: Joca Monteiro
Direção: Jones Barsou
Produção: Marina Beckman
Direção de arte: Paulo Rocha

Serviço
Espetáculo Teatral Novo Amapá
Local: Teatro das Bacabeiras
Data: 7 /01/2014
Horário: 20h
Ingresso: R$ 10


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails