para todas as línguas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Amapá acordou!



Na ensolarada tarde de quarta-feira (19), enquanto a seleção brasileira de futebol enfrentava o time do México, pela Copa das Confederações, diversos manifestantes amapaenses ignoraram o futebol e foram às ruas em protesto por melhorias em diversos setores no estado. O Ato iniciou por volta das 16h30, com concentração na Praça da Bandeira. A manifestação foi promovida pelo coletivo "Vamos à Luta".

Jovens, crianças, homens, mulheres, estudantes, trabalhadores, artistas, estudantes, entre outros setores da sociedade civil estiveram presente no movimento. De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 12 mil pessoas foram às ruas do centro da cidade, comandadas pelo grito "Vem Pra Rua". Sem carros de som, o som que ecoava eram as próprias vozes dos manifestantes, embalando gritos de ordem e entoando o Hino Nacional,  dando o seu recado para a sociedade amapaense e brasileira. Cartazes criativos, bandeiras, caras-pintadas, máscaras do "V", narizes de palhaços, apitos... todos simbolizando a indignação de muitos. Sem partidarismo, o movimento era feito por todos para todos. E o melhor, tudo feito de forma pacífica. Até o início da noite, quando a manifestação retornou para a Praça da Bandeira e começou a dispersão dos participantes.

Guerra

Mas por volta das 19h, um grupo de vândalos tentou se posicionar em frente ao Palácio do Setentrião e daí iniciou-se uma guerrilha. Correria e pessoas passando mal com o efeito das bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta utilizados pelos policiais para afastar a multidão. Manifestantes entraram em confronto com a polícia, atirando paus, pedras e bombas caseiras. Tiros de borracha foram disparados para conter a confusão.

De acordo com o site G1 Amapá, a polícia ainda não contabilizou os prejuízos, mas pelo menos 2 ônibus e 1 viatura da Polícia Militar foram depredados. Prédios públicos e uma agência da Caixa Econômica Federal tiveram os vidros quebrados.

Mas um dia histórico para a sociedade amapaense deve ser lembrado pela atitude de milhares de pessoas, que manifestaram suas indignações nas ruas de Macapá. Acompanhe abaixo alguns momentos do ato.





  




                                                                     


Acompanhe mais fotos do protesto em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.592170570815132.1073741834.334497326582459&type=3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails