para todas as línguas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Teatro macapaense ganha as ruas de Porto Alegre



O teatro amapaense atravessou o país nessa semana. O grupo Eureca visita as cidades de Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria para apresentar aos gaúchos o espetáculo "João Cheroso e João do Céu, Vendendo Cordel". Além da peça, eles ministrarão oficinas abertas ao público e apresentações gratuitas de teatro de rua.

 

Em Porto Alegre, o Grupo, que conta com os atores Joca Monteiro e Elder de Paula, se apresentou na quinta-feira (2). O teatro de rua ganha como cenário o Guaíba, para apresentação às 17h, em frente à Usina do Gasômetro. No mesmo dia, iniciam a oficina de teatro de rua no Centro Cultural Même (Lopo Gonçalves, 176, Cidade Baixa), co-realizador do evento, em parceria com a Casa Fora do Eixo Porto Alegre.

A partir daí, o grupo segue para Pelotas, onde participa de atividades no Festival de Inverno da cidade, permanecendo por lá até 06 de agosto. Em seguida, viajam para Santa Maria, para participar do FETISM - Festival Internacional de Teatro de Santa Maria - e retornam para o Amapá no dia 10.


 A oficina

Para a atividade, o Grupo Eureca vai socializar com os participantes o processo de pesquisa, montagem e desdobramentos do espetáculo João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel. Vão ser trabalhados o processo de criação na rua, Leitura dramática, Ensaios ao alcance do público e Influências nordestinas (Literatura de Cordel e o Artista Popular Luiz Gonzaga). Ela se divide em duas etapas, a primeira de socialização de experiências criativas e a segunda de vivência laboratório na rua ou em espaço público.


O espetáculo João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel



No espetáculo João Cheroso (Joca Monteiro) e seu pai, João do Céu (Elder de Paula) seguem o caminho dos retirantes nordestinos que se deslocaram para a Amazônia em busca de melhores condições de vida. Na chegada a Macapá (AP) os dois descobrem uma curiosidade: a capital amapaense, também, fora visitada pelo conterrâneo Luiz Gonzaga e este compôs músicas em exaltação à cidade. João Cheroso e João do Céu resolvem declamar em forma de cordel a vida dA Estrela do Sertão, Luiz Gonzaga – O Rei do Baião, uma homenagem ao centenário de nascimento (1912 - 2012) do nordestino que levou sua cultura aos quatro cantos do planeta e se encantou com o Meio do Mundo.


 




Realização:

Palco Fora do Eixo
Centro Cultural Même
Grupo Eureca
Grupo Trilho
Com informações da Casa Fora do Eixo Porto Alegre

Confira mais fotos em http://www.flickr.com/photos/foradoeixo/7705227790/in/photostream/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails