para todas as línguas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Há 27 anos...







Cartaz do evento que estreou o Engenheiros do Hawaii

Surgia uma das grandes lendas do rock nacional, Engenheiros do Hawaii, que é uma das marcas registradas da música gaúcha. No dia 11 de janeiro de 1985, o jovem estudante Humberto Gessinger fez sua primeira apresentação. O Engenheiros do Hawaii (que atualmente está em pausa) eternizou sucessos.

Na faculdade de Arquitetura, em Porto Alegre, no ano de 1984, as aulas foram estendidas até janeiro de 1985. A fim de amenizar a situação, a faculdade decidiu promover um evento cultural, de modo que os estudantes da faculdade mostrassem o que sabem sobre arte.
Os estudantes de Arquitetura Humberto Gessinger, Carlos Maltz, Marcelo Pitz e Carlos Stein(Hoje membro do Nenhum de Nós), decidiram entrar neste evento, formaram então um banda... Carlos Stein saiu da banda após o evento, nas férias...


O nome da banda surgiu a partir de uma rixa que a galera de Arquitetura tinha com o povo de Engenharia. Daí, os estudantes de arquitetura decidiram fazer uma brincadeira, com seus "rivais" da engenharia. Colocaram o nome da banda de "Engenheiros do Hawaii", como zuação ao pessoal da engenharia que usava umas roupas de surfistas e andavam com pranchas de "enfeite" nos carros..

O evento ocorreu em 11 de janeiro de 1985, no terraço da faculdade de arquitetura. O repertório era composto por músicas próprias e de outros artistas. A foto ao lado mostra o cartaz de a
presentação do evento, ou seja, o primeiro evento em que Engenheiros do Hawaii subiu ao palco
.

A partir daí, obviamente as apresentações se multiplicaram, pois a banda conquistou o público, e a sua pegada rapidamente atingiu o patamar do rock nacional efervescente da década de 80, graças a participação da banda na coletânea "Rock Grande do Sul". Algumas alterações ocorreram até a chamada clássica composição da banda: GLM (Gessinger, Licks e Maltz).
Formação clássica GLM


Mas após vários albuns juntos, o trio iniciou separação e até 2007, Gessinger permaneceu como único membro original do Engenheiros. Após a turnê do álbum "Novos Horizontes", inicou o projeto Pouca Vogal, ao lado de Duca Leidenecker (Cidadão Quem).

Verdadeiros clássicos foram compostos, em suas várias formações, como "Toda Forma de Poder", "Refrão de Bolero", "Pra Ser Sincero", "Somos quem Podemos Ser", "Infinita Highway", "Eu que não Amo Você", "A Promessa", "A Montanha", "Até o Fim"...
Na época do Minuano, em 1997

Ou seja, uma data importante para o rock brasileiro, pois o Engenheiros do Hawaii sempre será lembrada por novos ou velhos fãs como um grupo que sempre mantevesse fiel a sua proposta de efetivamente fazer um rock de qualidade e verdadeiro, independente de apoio da mídia e da massa. O Eng Haw manteve sua chama ironica e de protesto, que cativou e ainda cativa muitos jovens.

Vida Longa ao Engenheiros do Hawaii!!!

Fontes: Fã clube Eng Rio e Blog A força do Silêncio

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOG
    COLEGA DO BLOGESFERA...rsrs

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo exelente homenagem a esta grande banda brasileira!!!!


    Ravel Amanajás

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails