para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AS BRUXAS ESTÃO A SOLTA! HAPPY HALLOWEEN







Esta não é uma festa tipicamente brasileira, então é compreensível quea maioria de nós, tupiniquins não sabe muito sobre o Halloween. Sabemos,através do cinema e a cultura pop dos Estados Unidos, da tradição de usar fantasias, pegar doces, pregar peças e outras coisas que encontramos nos filmes. Mas qual é a origem do dia das bruxas?


Segundo o site Wikipédia, “A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, que marcava o fim do verão (samhain significa literalmente “fim do verão”)”. Há também a origem católica da festa, com a celebração do Dia de Todos os Santos.



“A festa inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e All Hallow Een até chegar à palavra atual Halloween”, explica o site.



Fato curioso: A lanterna em forma de abóbora chamada de “Jack-o’-lantern” em inglês, em Portugal chama-se coca e o equivalente no Brasil é o personagem de folclore chamado Cuca.


E para comemorar a data indico alguns filmes bacanas:



Coraline (2009)



Os Fantasmas se Divertem (1988)



Abracadabra (1991)



Saga Harry Potter



Bram Stoker’s Dracula (1992)






O Estranho Mundo de Jack (1993)






A Noiva -Cadáver (2005)


A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)


Hellraiser (1987)



PS; Notem que aí tem muito Tim Burton, que é uma referência no cinema-terror, mas também indico muitos outros filmes, como Drácula, A Família Addams, Halloween, a Noite do Terror, A Dama de Branco, O Corvo, Casa Mosntro... mas fica aí aberto a sugestões amigos. Bjus e HAPPY HALLOWEEN? Doces ou Sustos???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails