para todas as línguas

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Beatle George: A inovação do blues rock em cenário tucujú


Jéssica Alves (Matéria publicada no jornal a Gazeta de 20/02/2011)


Expressivo, tradicional, influente e cultural. Essas são algumas das características do blues, estilo musical de raízes africanas surgido nos Estados Unidos, a partir dos cantos de fé religiosa e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos. O blues, através do intenso trabalho com guitarras elétricas notas tocadas ou cantadas numa freqüência baixa, com fins expressivos, tem exercido grande influencia no cenário musical do Ocidente definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues (R&B), música country, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna.

Mas dentre os seus filhos, o que mais seguiu seus passos foi o mais ouvido, polêmico e adorado entre a juventude: o rock and roll. E atravessando fronteiras com suas influências que desde o início de 2010, um grupo de jovens garotos apaixonados por música estão se destacando no cenário rock do Amapá com uma proposta diferente e inovadora: tocar blues e rock clássico. Esta é a Banda Beatle George.

Formada atualmente por Ronilson Mendes (guitarra), Eduardo Gomes (baixo), André Felipe (bateria), Alecsandro Cantuária (baixo), Richard (guitarra) e com a participação especial do chileno Ivan Ibarra (gaita), eles vem mesclando trabalho autoral e covers de clássicos do rock. De Beatles a Raul Seixas; de The Doors a Jimmy Hendrix. De B.B. King a Led Zeppelin ou Eric Clapton, as influências não faltam no repertório.

A história do grupo inicia às vésperas do carnaval do ano passado, quando os então primos André e Alecsandro decidiram participar do Festival Grito Rock, mas para isso, deveriam gravar trabalhos autorais. Foi então que o vocalista Eduardo foi convidado.

“Foi meio que no desespero esse convite (risos). Aceitei e após sermos selecionados, viajamos para o Mazagão, uma das cidades que acontecia o Festival. Após isso, voltamos com uma maior inspiração para o blues, pois inicialmente a banda tocaria apenas indie rock (vertente do rock enraizado no punk e rock alternativo). Mas naturalmente isso foi quebrado”, destacou o vocalista Eduardo, ao lado de Ronilson, em entrevista à Gazeta.

Com a entrada do guitarrista Ronilson, fã confesso do blues, o estilo ficou mais evidente no trabalho da Beatle George. “Como guitarrista admiro o blues por ser um estilo que permite maior facilidade na criação de solos e escalas. Decidimos trazer um pouco desse estilo para a região norte. Foi uma surpresa para nós quando fãs do blues nos abordaram e gostaram de nossa proposta”, confessa.

Vale destacar que a banda mescla blues e rock clássico, criando assim um próprio estilo, o blues rock. “Se você for prestar atenção nas nossas músicas, o blues está expresso principalmente nos solos das guitarras.”, destaca Ronilson.

O nome

Ao ouvir falar em Beatle George, logo a idéia inicial que vem a cabeça é que os garotos batizaram a banda em homenagem ao saudoso guitarrista dos Beatles, George Harrison. “Na verdade, também é uma homenagem, mas o nome mesmo foi inspirado em uma música da banda Júpiter Maçã, de São Paulo e que o André é fã. A proposta da banda era ser algo bem Beatles mesmo, só que apesar da forte influencia o som não é tão parecido e o George Harrison é o nosso Beatle favorito”, avalia Eduardo.

Autorais

A idéia inicial da banda sempre foi tocar músicas autorais, não deixando de executar canções de outros artistas. “Essa questão de tocar cover é complicada, porque por mais que a banda faça um bom trabalho, ficará conhecida por tocar música dos outros e isso é muito forte para o reconhecimento de uma banda. Música própria talvez seja uma das únicas maneiras de uma banda subir”, alerta Ronilson.

O entrosamento do grupo é forte e curiosamente, as músicas são trabalhadas e compostas em até um ensaio. “Sempre tivemos uma base forte, que é a paixão pela música. Sempre que nos encontramos e conversamos sobre nosso trabalho”, diz.

Eles possuem um EP intitulado “Beatle George e seus Planos Infalíveis, porém eles pretendem realizar um re-lançamento do trabalho, incrementando novos elementos. Variando blues com bossa nova, rockabilly e até samba de raiz. “Com a participação do Ivan, na gaita, vamos complementar as musicas com esse instrumento, pois o blues pede muito. Incrementa mais a musicalidade”, diz Ronilson. O EP contém as canções “Hey Girl”, “Distantes da Ilha da Fantasia”, “Jimmy Blue”, “Pra Qualquer Lugar” e “O Samba”.

Para este ano, a banda estará participando mais uma vez do Festival Grito Rock em Mazagão e a partir de março viajará em turnê pelo Nordeste e para Caiena. A banda se apresenta semanalmente no Bar do Francês, levando o melhor do blues para o cenário tucujú.

Serviço

A banda Beatle George se apresenta todos os sábados, a partir das 21hs, no Bar do Francês. Na esquina da Jovino Dinoá com a Ernestino Borges. Bairro Jesus de Nazaré. Contatos pelo telefone 81381767 e falar com Ronilson.


2 comentários:

  1. a banda é muito boa, tenho o cd e posso dizer que quem gosta de rock clássico e blues, não se decepcionará.

    ResponderExcluir
  2. O texto tá ótimo, não conheço a banda mais confesso que estou com muita vontade agora. Sucesso a eles.

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails