para todas as línguas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

21° edição do Wacken Open Air

headbangers agitando na ediçaõ 2009 do Wacken Open Air


Os campos amenos de Wacken, no norte da Alemanha, refeltem um clima de quietudo. Porém, uma vez por ano, ele é substituído pelo peso e agito de bandas e fãs do heavy metal, vindo de várias partes do mjundo. É o Wacken Open Air, o maior festival de heavy metal da Europa, e um dos maiores do mundo.

Ele chega a sua 21° edição hoje, 6, e termina no próximo sábado. Grandes nomes irão compor a trilha sonora headnager, como Iron Maiden, Alice Cooper, Slayer, entre outros. Serão mais de 100 artistas que irão pisar do palco alemão, e entre os representantes brasileiros estão a banda Soufly, fundada pelos irmão Igor e Max Cavalera (ex-Sepultura). III Ninõ, que possui representantes brasileiros e a banda pernambucana Cangaço, que venceu as seletivas realizadas no Brasil para participar do evento. É isso aí. isso prova que o Nordeste também possui bandas de qualidade no metal.
Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, umas das principais atrações

A Idéia

O Wacken Open Air foi idealizada pelos amigos Thomas Jensen e Holger Hübner, amantes do gênero, que decidiram montar um festival de heavy metal na cidade em que nasceram."Gostávamos do heavy metal, vivíamos em uma parte do país onde não havia como ver bons shows e eu acabara de formar uma banda, não havia chances de tocar em um bom show. Portanto, decidimos organizar concertos e festivais por nossa conta", conta Jensen em entrevista à Agência Efe.

No dia 24 de agosto de 1990 a idéia foi concretizada. A Skyline, banda que Jensen era baixista, foi a primeira a tocar no local que seria conheicdo mundialmente como a "Meca do heavy metal". Desde então, várias bandas, das mais famosas às mais novatas passaram pelo evento alemão.

Comes e bebes

A área do Wacken é rodeada por quiosques que servem comida e bebida. E bote bebida nisso. Conhecido por ser um povo culturalmente boêmio, os alemães vendem cerveja como água durante o festival, em copos que capacitam até 1 litro. Fazendo a festa dos headbangers que apreciam a bebida.
Metal Battle

É uma batalha de bandas dentro do Wacken que dá a oportunidade de bandas novatas tocarem em festival de grande porte como esse.

Foi assim que os conjuntos brasileiros Tuatha de Danann, Malefactor, Torture Squad, Threat e Silence Means Death em 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009 respectivamente, tiveram a oportunidade de entrar no festival, com vitória mundial das bandas brasileiras nos anos de 2005 (Tuatha de Danann) e 2007 (Torture Squad). Trata-se de uma espécie de competição. As bandas tocam em um palco menor, dentro de uma área coberta, por um período de cerca de 30 minutos, perante uma banca de juízes, geralmente formada por jornalistas especializados. O vencedor ganha um contrato com a Armaggedon Music e é homenageado no palco principal, antes da atração da terceira e última noite do evento.

Diversas bandas brasileiras já passaram pelo Wacker, como:

Overdose
Angra
Krisiun
Cangaço
Soulfly
Tuatha de Danann
Malefactor
Torture Squad
Threat

Um comentário:

  1. RaVel: Pow que louco esse festival, um sonho q infelizmente esta longe de acontecer no Brasil e muito mais em Macapá. Mas sem tristeza galera um dia isso há de mudar, o importante é continuar a existir eventos assim em diferentes partes do mundo para q se mantenha viva a chama do Metal kkkkkkkk. Parabéns pelo blog com materias muito interessantes.

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails