para todas as línguas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A troca de papéis em Avatar


By Jéssica Alves

Ontem tive a oportunidade de assistir a mais uma obra de James Cameron, que todo mundo ja deve saber é o diretor de Titanic e O Exterminador do Futuro 2.

Mas o assunto aqui é Avatar, filme que ja causou um certo barulho por ser considerado o melhor filme do ano mesmo sem ser lançado. e também por ser o filme mais caro da história e fazer uma experiencia totalmente inovadora, com uma tecnologia de ponta, onde o espectador não apenas ve o filme, mas participa dele.

Ta isso realmente é impressonante, mas quem assistir ao filme vai se tocar de outros pontos interessantes que estão até sendo ofuscados por conta deste barulho em torno da tecnologia.

O primeiro ponto que eu e o meu amor reparamos ao assitir ao filme foi a semelhança que a história tem com a colonização do Brasil. É pq se o espectador reparar, os nativos do planeta Pandora, os Na´Vi seriam os indios, os soldados seriam os brancos, as naves as caravelas, fora que eles usam o mesmo termo que ouvimos nas sulas de História. A descoberta de um novo mundo, mas no caso do filme, é literalmente.
Além disso, alguns tiveram aulas para aprender a lingua e poder se comunicar com os humanos. Lembra ou não a catequização dos indíos pelos jesuítas???
Apesar de os Na´Vi serem mais primitivos. com certeza são muito mais sábios,Eles podem ser guerreiros ferozes quando provocados, mas normalmente vivem pacificamente em suas florestas. Os humanos não podem respirar o ar de Pandora, então para que pudessemos operar por lá foram criados híbridos humano-Na´Vi, chamados de Avatares.

Outro ponto foi as questões ecológicas levantadas no longa. Primeiro O visual impressionante do planeta Pandora, que é tão rico em detalhes que pensamos que foi filmado. Ledo engano, é tudo DIGITAL.
No filme, os humanos tem a missão de se comunicar com os nativos de Pandora,para poder explorar um minério valiosíssimo que existe no planeta, o Norubtanium. E por isso foram criados os avatars, criaturas que foram criadas através da mistura de genes humanos com os nativos, os na´Vi.Na trama acompanhamos um ex- fuzileiro naval paraplégico que se apaixona por uma alienígena. A partir dai a trama cresce.

o filme nos mostra a harmonia que existe entre os Na´Vi e a natureza. E o mais impressionate é a troca de papéis que o filme proporciona. No caso, o ser humano se torna o extraterrestre que invade o planeta com o fim de apenas destruir, assim agindo por seus interesses. O espectador acaba torcendo para o alienígena e quer ver a destruição do ser Humano.

e TUDO ISSO SEM SER CHATO

Com certeza digo que é uma obra prima, não apenas pelo visual, queé de deixar qualquer um de queixo caído, mas também por ser uma verdadeira aula de História, Geografia, Ciencias Ambientais e Conscientização sem nem ao menos a gente perceber!!

Parabens a Cameron, que nos presenteia com mais um grande filme que sem duvida ja entra para o filão de clássicos do diretor.

E se vc ainda não assistiu, o que está fazendo aqui.

CORRE JA PARA O CINEMA!!!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente resenha de Avatar, realmente este filme trouxe um verdadeiro leque de elementos, além de ser empolgante filme no quesito ação, drama, ficçao-cientifica, romance, efeitos especiais e etc,; acredite isso não para por ai, ao correlacionar o seu espectador a importantes reflexões, e visível a semelhante com a descoberta do dito novo mundo, inicio da exploração de novos mares e territórios contidos nos nossos capitulos reais da história, a exploração desenfreada das riquezas naturais, o etinocentrismo, choque cultural, a aculturação, catequização, a conecção do nativo a natureza (no caso de Avatar literalmente) mostrando a forma harmônica de vida do índio com a natureza. Avatar é uma obra a ser valorizada, parabéns ao seu gênio criador!

    Ravel Amanajás

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails