para todas as línguas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Johnny Depp é o ator da década


Que Johnny Depp é conhecido por ser um gênio em interpretar papéis excêntricos, ninguém duvida.Tanto que o ator recebeu na noite de terça-feira (26) o prêmio de melhor ator da década, escolha feita pela revista People, no prêmio People’s Choice Awards.

A cerimônia ocorreu no Nokia Theatre, em Los Angeles, e é considerada uma das mais aguardadas do show business.O comediante Sacha Baron Cohen, o astro de “Borat” e “Brüno”, entregou o prêmio a Depp. “A única razão de qualquer um de nós estar aqui é por causa de vocês”, disse Depp aos fãs. A eleição do People’s Choice Awards é feita pelo público.

Aos 46 anos e três vezes indicado ao Oscar de melhor ator, Depp está no elenco de uma das produções mais aguardadas do ano. Ele é o Chapeleiro Maluco na versão de Tim Burton para o clássico Alice no País das Maravilhas.

Em boa parte das dezenas de filmes em sua carreira, Johnny Depp interpretou personagens bizarros. Nada mais coerente para um jovem que viveu fora dos padrões convencionais desde pouco antes de seus pais se divorciaram, quando ele tinha 15 anos. Depp reconhece que se fechou, passando um bom tempo em seu quarto experimentando drogas e tocando guitarra. Esse instrumento ele tocou em público com o conjunto The Kids.

Já mais crescido, Johnny decidiu investir na profissão de ator. Passou a atuar na TV e logo ganhou popularidade nos episódios da série ''Anjos da Lei''. Chegou a ganhar 45 mil dólares por episódio, então um alto salário. No cinema, a estréia deu-se em 1984 na produção ''A Hora do Pesadelo''. Mas ele só se fez notar em seu terceiro filme, o premiado ''Platoon", dois anos depois.A sua característica de rebelde ganhou realce em "Cry-Baby", do ambíguo John Walters. O sucesso, porém, veio com ''Edward Mãos de Tesoura'', de Tim Burton, que lhe valeu o prêmio de melhor ator dado pela Associação dos Críticos de Londres.

Outros filmes importantes se seguiram. Caso de ''Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador'', sob a direção de Lasse Hallström, e vivendo o irmão mais velho e protetor de Leonardo DiCaprio, bem como o sensual "Don Juan DeMarco", quando ''enfrentou'' o mítico Marlon Brando. Os dois se deram tão bem que Brando aceitou fazer um papel no filme de estréia de Depp como diretor, o drama ''O Bravo''.

Mas além de ser notícia com prêmios, elogios e honrarias, Depp também ganhou realce na mídia por conta de seus vários romances e de seu envolvimento com a polícia. Ele foi preso algumas vezes, uma delas sob suspeita de estar envolvido em assalto acontecido em 1989 em Vancouver, outra por ter destruído em 1994 parte do apartamento que ocupava em Nova York. Mais tarde, também foi detido sob a acusação de estar portando drogas. O seu nome ainda foi realçado quando River Phoenix morreu de overdose na porta do The Viper Room, o clube noturno de sua propriedade da Sunset Boulevard, em Los Angeles.

No terreno do amor, o ator esteve envolvido com as atrizes Jennifer Grey, Sherilyn Fenn, Winona Ryder e atualmente é casado com a cantora francesa Vanessa Paradis, com quem, tem dois filhos. Os dois vivem juntos desde 1999.
Porém, apesar dos escândalos que o cercam, Depp mostra ousadia em aceitar personagens que outros intérpretes recusam por covardia. Caso do pior diretor de todos os tempos em ''Ed Wood''ou a travesti Bom Bom em ''Antes do Anoitecer'', que ganhou prêmio de melhor filme no festival de Veneza.

Mesmo não tendo sido premiado, Johnny Depp provou para a indústria americana de cinema que seu talento vai muito além da aparente inconsequência que marcou sua juventude. Depp foi duas vezes indicado para o Oscar de melhor ator: a primeira com o personagem Jack Sparrow em ''Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra'' e em seguida fazendo o papel do criador de Peter Pan no drama ''Em Busca da Terra do Nunca''.

Prêmio totalmente merecido para um astro que se livra de esteriótipo de galã. Lindo, ele é, 9 entre 10 mulheres concordam. Mas acima de tudo, um ator deve ter o talento e amor a profissão. E isso Johnny tem de sobra e nos proporciona grandes atuações, que já valem o preço do ingresso ou o aluguel do filme.

Alguns papéis de Johnny Depp
Platoon - 1986
Cry Baby - 1990Edward Mãos de Tesoura - 1990Gilbert Grape - 1993
Arizona Dream - 1993
Don Juan de Marco - 1995Donnie Brasco - 1996

Medo e Delírio - 1998

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça - 1999

Por que choram os homens - 2000Antes do Anoitecer - 2001


Profissão de Risco - 2001

Piratas do Caribe - 2003



Janela Secreta - 2004

Em busca da Terra do Nunca - 2004

A Fantástica Fábrica de Chocolate - 2005

A Noiva Cadáver - 2005

Inimigos Públicos - 2009


Alice no Pais das maravilhas - 2010
Sweeney Todd - 2007

2 comentários:

  1. Esse mesmo texto eu já vi escrito em outro lugar.
    Agora uma pequena correção: Johnny não esteve envolvido com Vanessa Paradis, eles vivem juntos desde 1999, e na verdade tem um casal de filhos, Lily-Rose e Jack.
    Ninguém mais do que ele merecia esse prêmio: sua postura diante do público e sua carreira brilhante o tornam único e especial. É uma das personalidades mais queridas da atualidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! Vc parece ser gente fina :-))
    Eu pensei q talvez fosse pegar mal a minha correção, mas já q vc visitou meu blog deve ter notado q sou fã da Vanessa, então quando li o texto não resisti em chamar sua atenção hehehe
    bom não sei se sou uma ilustre visita, mas vou passar por aqui de vez em quando.
    Vc tbm é bem-vinda ao meu blog!

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails