para todas as línguas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

De estudantes de Arquitetura a Engenheiros do Hawaii Especial part I

Cartaz do primeiro show do Engenheiros do Hawaii

Bom galera, como Deus e o mundo sabem eu sou uma fã declarada da banda Engenheiros do Hawaii, que no dia 11 de janeiro foi lembrada por fãs de todo o país através do Twitter (inclusive eu rsrs). Citando suas letras e versos, os fãs lembravam desta banda que revolucionou o rock nacional da década de 80 por simplesmente ser a banda do contra do escalão.

Seria Humberto Gessinger realmente um gênio incompreendido?? Ou ele realmente gosta de ser assim??

Como todo fã de rock, o jovem estudante de Arquitetura, Humberto Gessinger decide formar uma banda junto com seus colegas de faculdade,Carlos Stein (hoje membro do Nenhum de nós), Marcelo Pitz e Carlos Maltz. Mas era apenas para uma apresentação em um festival da faculdade, que aconteceria por protesto à paralisação de aulas. Escolheram o nome Engenheiros do Hawaii para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rixa. Carlos Stein saiu da banda após o evento, nas férias

O evento ocorreu em 11 de janeiro de 1985, no terraço da faculdade de arquitetura. O repertório era composto por músicas próprias e de outros artistas. A foto acima mostra o cartaz de apresentação do evento, ou seja, o primeiro evento em que Engenheiros do Hawaii subiu ao palco.

Na semana seguinte, os três Engenheiros do Hawaii(Gessinger, Pitz, e Maltz) tocaram em outra faculdade(medicina), onde levaram as primeiras vaias. Começaram a tocar em alguns bares e em algumas cidades do interior do Rio Grande. Começaram a surgir propostas para novos shows e, após, algumas apresentações em palcos alternativos de Porto Alegre juntamente com uma série de shows pelo interior do Rio Grande do Sul.

Em 1985, a BMG organizou um festival no gigantinho, onde se apresentaram várias bandas gaúchas. Os vencedores, iam participar da gravação de uma coletânea. Com muito aperto, os Engenheiros do Hawaii passaram no teste e gravaram duas canções, sendo 'Segurança' e 'Sopa de letrinhas'. O nome do LP da BMG foi ROCK GRANDE DO SUL (1985) com diversas bandas gaúchas, em razão de uma das bandas vencedoras do concurso adicionador à coletânea ter desistido da participação do álbum na última hora.


Com suas letras irônicas e críticas, Humberto conquistou uma legião de fãs, letras um tanto imcompreendidas, mas ainda assim com uma essência "Gessingeriana" indiscutível. Sem clichês, melancolismo bucólico, etc e tal.


Sopa de Letrinhas foi um sucesso no Sul, o que levou a BMG a bancar o lançamento do primeiro disco dos Engenheiros do Hawaii em 1986 - Longe Demais das Capitais.



Cont..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails