para todas as línguas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Berserk comemora 20 anos!!


Cara começo o post de hoje me perguntando: por que eu não conheci esta maravilha de mangá chamado Berserk antes??? Nossa ele é uma obra prima, sem exageros

Bom na verdade eu tive contato com esta saga graças a meu namorado lindo, Ravel (TE AMO MO)Cara, hoje eu só tenho a agradeçer a meu amor por ter me apresentado este mundo criado por Kentaro Miura. é com certeza o melhor mangá de fantasia medieval criado em todos os tempos!!! E neste ano de 2009 ele completa duas décadas de publicação!!! Certinho com a idade do meu amorzinho que se não fosse por ele, nunca eu teria contato.

O volume 34 da obra está sendo lançado no Japão agora e algumas livrarias por lá estarão exibindo artes originais do trabalho do mangaká Kentaro Miura. Já a revista Young Animal, onde a história é publicada, anunciou o lançamento de um pôster gigante e um guia completo da série – coisa que muitos fãs tupiniquins adorariam botar as mãos.

Berserk (ベルセルク, Beruseruku?) é o título de um mangá, que posteriormente foi adaptado como anime, criado em 1988, e sua publicação começou em 1989.Trata da história de Gatts (ガッツ, Gattsu?) (também grafado como Guts em outras traduções), um personagem incomum em uma espécie de Terra alternativa, de aspectos medievais. O tema pretende evidenciar a natureza humana de forma crua e extremada. O anime retrata apenas a primeira metade do mangá. Apesar deste ser considerado violento, o mangá vai ainda mais fundo em situações não recomendadas para menores.

Gatts é um homem que cresceu no campo de batalha. Sua vida foi cheia de desgraças desde seu nascimento, quando a mulher do comandante de um tropa mercenária o encontrou ainda criança no chão, abaixo do cadáver de sua mãe enforcada. Tendo recentemente perdido um bebê, e ainda carregando o trauma por tal fato, a mulher, chamada Shisu (シス, Shisu?), adota o menino, apesar da oposição dos homens da tropa, que acreditam tratar-se de mau agouro. Três anos depois, Shisu morre vítima da praga, e Gatts passa a ser criado pelo líder dos mercenários, Gambino (ガンビーノ, Gambīno?). Este homem trata Gatts de forma rigorosa e violenta. Ao mesmo tempo em que forja seu espírito e o prepara para a vida de agruras de um "soldado da fortuna", Gambino também extravasa seu ressentimento devido à morte da mulher. Nesta época ele desenvolve uma característica marcante: o uso de espadas enormes. Isto porque, não havendo armas menores para o menino, ele é obrigado a lutar usando espadas normais, mas que são pesadas para seu tamanho. À medida em que cresce, o garoto irá aumentar gradativamente o tamanho da lâmina de suas armas, até chegar à devastadora Dragon Slayer, um maçico de ferro do tamanho de um homem adulto.



Entre os eventos da infância de Gatts, o que mais o marca é o estupro que sofre por parte de um de seus companheiros, que o teria "alugado" de Gambino (Gatts não fica sabendo deste detalhe por algum tempo). Alguns anos depois, após acidentalmente matar Gambino, Gatts é perseguido por seus antigos companheiros e forçado a fugir. Tendo sobrevivido a uma batalha contra uma alcatéia de lobos, onde demonstra um pouco do espírito berserker que o acompanhará por toda a vida, ele é aceito por outro grupo mercenário, e segue sua vida.

Anos depois, vemos Gatts no lado perdedor de mais uma batalha na Guerra dos 100 Anos entre os reinos de Tudor (claramente inspirado na Inglaterra de nosso mundo) e Midland (aparentemente, baseado na França). Nesta, ele encontrará o segundo homem a marcá-lo para sempre: Griffith (グリフィス, Gurifisu?). O carismático líder do Bando do Falcão (鷹の団, Taka no Dan?), tropa mercenária que já se destaca entre ambas as forças em conflito. Cooptado pelo Bando após ter sido facilmente derrotado pelo Falcão Branco (alcunha pelo qual Griffith é conhecido), Gatts entrará na chamada Era de Ouro de sua vida (e do mangá).


A Era de Ouro

Esta é uma época marcada pelo longo conflito entre duas poderosas nações: Midland e Tudor. Midland merece uma menção em particular, por ser o reino mais antigo do continente, com mais de mil anos de história e tendo sido na antiguidade o centro de um império que se espalhava por todo o mundo conhecido. É por este reino que o Bando do Falcão irá realizar suas maiores façanhas, sendo liderados pelo brilhante Griffith e seus principais auxiliares: Caska, uma bela guerreira; e... Gatts, que ascende rapidamente de simples soldado para o cargo de comandante da Tropa de Ataque do Bando do Falcão.

Os Mãos Divinas
Os Mãos Divinas é constituída de cinco entidades (no mangá temos apenas quatro, o quinto membro é Griffith que se transforma em Femt), a função dessas entidades é aplicar na terra dos mortais a vontade de Deus. Essas entidades interferem no plano dos homens a cada 100 (Apostolos) , 200 (Um novo membro do Mãos Divinas) ou 1.000 anos (Em que um membro do Mãos Divinas re-encarna) e então aquele que possuir um Behelit poderá escolher entre morrer ou se tornar um poderoso demônio (Se for um predestinado a ser um membro do Mãos Divinas, terá o Ovo do Rei Conquistador, um Behelit vermelho).


No último capítulo do anime, a entidade Void (que aparenta ser o líder) coloca em todos do Grupo do Falcão uma marca de sacrifício (com exceção de Rickert que não estava lá durante o eclipse), Gatts tem essa marca no pescoço, ela sangra e dói quando demônios estão por perto, o mesmo acontece com Caska que possui a marca no peito. Mas quando alguém da Mão de Deus está perto o sangramento é muito pior, podendo levar um humano comum à morte. No mangà è mostrado que o "Skull Knight" entra na dimensão onde o Bando do Falcão está sendo sacrificado e resgata Gatts e Caska.

Mangá
No mangá, se encontram respostas para várias perguntas deixadas de lado pelo anime (entre outras coisas, é mostrado como Gatts e Caska conseguem fugir do Eclipse). Ainda inacabada, a saga de Berserk, no mangá, vai muito além do ponto onde pára o anime.

Apesar da publicação a passos lentos, os fãs da saga de Gatts dificilmente se decepcionam com as histórias e a arte ímpar que Miura apresenta. A série rendeu uma versão animada de 26 episódios, essa sim um tanto decepcionante na opinião dos fãs, e alguns jogos – com destaque para o de PS2, mais fiel ao mangá que o anime. No Brasil, a Panini publica o título em formato de meio-tankobon e atualmente está no equivalente ao volume 25 japonês.

Berserk possui esse nome, pois para quem não sabe, Berserk era o estado que os Vikings entravam quando estavam em combate, é um estado de total êxtase e descontrole, na qual os guerreiros ficavam com força e destreza sobre-humanas.O estado de fúria era tão grande que não sentiam nem mesmo a dor, tinham apenas alguns momentos de lucidez, mas em grande parte ficavam completamente descontrolados. No mangá, vários aspectos deixam Gatts em estado de Berserk, deixando as batalhas com um aspecto lindo, violento e bárbaro.


Berserk é uma obra que reune diversos elementos, como violência, morte,sexo,traição,palavrões,humor,romance, aventura, ação,religião,homossexualismo,estupro entre muitos outros temas polêmicos, e assim comparo esta com o heavy metal. Porque é uma forma na arte de expressar temas que a sociedade insite em evitar, mas contraditoriamente escancara todos os dias em suas ações.Alás, Berserk é recomendade de se ler ao som de um bom Heavy Metal, pois é um casamento perfeito a música pesada com as cenas explicitas e incrivelmente reais.

Um mangá produzido pelo genial Miura, tanto nos desenhos que sem brincadeira são excepcionais, quanto no reoteiro, que é trabalahdo cuidadosamente.Além de icrível, Berserk é um mangá um tanto doentio, e sinceramente falando, na primeira vez que li fiquei com o pé atrás, pois era totalmente diferente do que estava acostumada a ler. Mas logo isso passou pois pude ver algo que vai além de cenas explicitas. Vi uma obra perfeita. Hoje sou fanzaça da saga e não consigo ficar um m~es sem ler. Até me acostumei com cenas de mistério, sangue e muita muita violência. Mas pra quem conhce sabe que o mangá não se resume a isso.

Puck, um simpático elfo que acompanha Gatts.
Uma história como esta realmente não deve ter pressa em terminar. Eu sinceramente tô adorando poder acompanhar esta história e torço par que continue por muitos anos. Mas também que o Miura possa finalizar de um jeito que só ele sabe fazer!

Daqui a pouco vou ler mais uma edição.!!
Valeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails