para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

17 de agosto de 1969 - Woodstock




Hoje, há exatos 40 anos terminava o maior festival de rock que o mundo já viu. Em 1969 , Woodstock foi um marco na contracultura mndial, onde mais de 500 mil jovens se reuniam para dar um grito de NÃO contra a guerra do Vietnã, contra a ordem social pré estabelecida e arcaica.

O mundo, especialmente os Estados Unidos, passava por tempos difíceis de guerra, violência e desilusão. A década de 60, a mais conturbada década do século, chegava ao fim, com uma sensação de “e agora?” no ar. E é nesse clima de final de festa, no último ano da década, que ocorreu o maior evento de música já feito encontra terreno fértil para se consolidar.

Foram três dias de paz e música embaladas por grandes nomes como Jimmy Hendrix, Janis Joplin, The Who, Bob Dylan,Jefferson Airplaine, entro outros nomes do rock que hoje são considerados lendas!!

A força joven do evento assustaram os mais velhos e conservadores. Este verdadeiro marco na história foi tão imenso que até hoje, 4 décadas depois, ainda divide opiniões e ainda gera debates e conversas.

Muitos dizem que o Woodstock foi o fim de toda a ingenuidade e utopia que cercavam os anos 60. Outros dizem que foi o apogeu de todas as mudanças e desenvolvimento na sociedade. Mas todos concordam que o festival foi um marco importante para a história do homen.

Curiosidades que ocorreram durante o festival de 1969:
● foram registradas apenas duas fatalidades: a primeira ocorreu por provável overdose de heroína, e a segunda foi acontecida pelo atropelamento de um trator.
●Houve o registro de dois partos e de 4 abortos.
●Alguns membros da banda Greatful Dead tomaram choques enquanto se apresentavam durante a chuva.
Outras 4 edições de Woodstock foram feitas como comemoração do evento. A primeira delas foi em 1979, em nome dos 10 anos do festival, com o sentimento de continuar o espírito de liberdade que foi criado em 1969. Em 1989, para a comemoração de 20 anos, somente 30 mil pessoas compareceram. Já em 1994, 250 mil pessoas reuniram-se em Saurgerties, NY, com a apresentação de 40 bandas, entre elas Metallica, Aerosmith, Greed Day e Red Hot Chili Peppers e os músicos Carlos Santana, Peter Gabriel e Joe Cocker. A última edição ocorreu em 1999, só que esta mostrou altos índices de violência, evidenciando ser uma tentativa fracassada de promover o ideal de paz e amor, marca registrada do festival de 1969.
E o post hoje está colorido bem no clima de Woodstock
PAZ E AMOR!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails